sexta-feira, 29 de abril de 2011

Bike! The best way to live!

Pedalar aqui em Dublin é sem sombra de duvidas a melhor maneira de economizar uma puta grana e ainda manter a forma.

Além de ser uma cidade 98% plana, Dublin oferece toda uma infra estrutura pra quem opta usar bicicletas como meio de transporte. Quase todas as avenidas daqui tem ciclovias, além do que, qualquer pessoa portando uma carteirinha fornecida pelo governo por apenas 12 por ano, tem direito a usar as bicicletas públicas espalhadas em todos os cantos da cidade, ou seja, você pode pegar uma bicicleta em algum lugar perto da sua casa, ir para o trabalho, e devolver a bicicleta em qualquer outro lugar, e na volta fazer a mesma coisa!
Ouvi dizer que esse esquema de bicicleta funciona em toda a Europa.


Obs.: Como milhares de pessoas optam por usar a bicicletas como meio de transporte, as leis de trânsito daqui também servem para as bikes, todos devem usar a ciclovia na mão correta, respeitar todos os faróis, e equipar a bicicleta com farol dianteiro e luz traseira.
Todos os que desrespeitarem essas regras estão sujeitos a multas e penalizações.

Eu ja comprei a minha bike! =)

terça-feira, 26 de abril de 2011

No Guns!

Andando pelas ruas do centro da cidade, uma das imagens que mais me chamou a atenção, foi ver os caixas eletrônicos literalmente na rua.


Hoje fui abrir a minha conta no banco e fiquei impressionado em ver que não havia segurança e nem porta giratória, comecei a me perguntar como isso seria possível, afinal era uma agencia bancária!
Perguntei para um amigo que já esta morando aqui por quase um ano, e o que ele me contou me impressionou ainda mais.
Na Irlanda não existem armas de fogo.
Ao "pé da letra" mesmo, nem a polícia nem o ladrão, nem ninguém!
Por isso os bancos não tem segurança e os caixas eletrônicos podem ficar nas ruas!
Claro que existem furtos, mas não roubos e assaltos, ou seja, se alguém tentar te furtar, com certeza a pessoa não estará armada!
E outra, qualquer pessoa que for pega portando facas, tesouras, canivetes, armas brancas, em geral é presa na hora.
          

domingo, 24 de abril de 2011

The Irish!

O que todo mundo costuma dizer, é que os Europeus são fechados, que não são receptivos e são preconceituosos!

Isso pode até ser verdade, mas não na Irlanda (Dublin).
O que eu pude perceber é que os Irlandeses além de receptivos gostam dos Brasileiros. A maioria dos Brasileiros que conversei aqui, disseram que os Irlandeses são educados e gentis, se você está na fila do supermercado, na rua perdido, ou até mesmo trabalhando, você encontra um Irish totalmente disposto a conversar, ajudar, ou simplesmente desejar um “seja bem vindo!”, ainda mais quando você demonstra interesse por esse lindo país!
Talvez por ser uma cidade que receba turistas do mundo todo, ou por ser uma cidade universitária, não sei, mas aqui em Dublin eu encontrei uma hospitalidade que me deixou bem tranqüilo com relação às pessoas!
Um povo que tem como cultura encher a cara não poderia deixar de serem alegres e educados! (rs).


O tipico Irish!
Se meu nivel de inglês fosse um pouquinho melhor daria pra eu saber a história da Irlanda inteira com o verdadeiro "Leprechaun"! (rs)

sexta-feira, 22 de abril de 2011

DUBLIN - IRLANDA 19/04/2011

Decidi fazer este blog com o intuito de relatar e deixar registrado meus principais momentos aqui na Irlanda!

Eu sempre tive curiosidade de saber como é a vida de uma pessoa que decide estudar fora, do inicio ao fim!
Vivia perguntando para as pessoas que já moraram e viajaram para fora do Brasil coisas do tipo: dificuldades, diferenças, preconceitos, gastos... Enfim, sempre quis saber ao “pé da letra” como que é viver essa experiência!
E sempre escutei relatos do tipo: melhor coisa da vida, não vale a pena arriscar, isso é só pra rico, depende do lugar, vale cada centavo gasto, não tem trabalho, trabalha pouco e ganha muito, só tem brasileiro (rs), ou seja, uns falam de uma forma positiva outros de forma negativa!
Isso tudo além de confundir minha cabeça, não tirava a principal curiosidade de como é viver uma vida totalmente diferente, momentos diferentes, descobertas diferentes, pessoas diferentes, costumes diferentes?
Então, cheguei a seguinte conclusão!
Se vale a pena ou não, só vivendo pra saber, e levando em consideração que só tenho uma vida nesse mundo, qual é o preço de viver?

Deixarei registrado tudo o que eu vivenciar nesses meses aqui na Irlanda. Tudo que eu sempre quis saber, todos poderão saber lendo esse blog!