sexta-feira, 13 de maio de 2011

Holiday!

Venho postando no blog tudo que eu vejo de diferente desde que eu cheguei à Irlanda, e claro que não podia deixar de falar de uma coisa que Brasileiro adora “FERIADO” (rs).

Como no Brasil, aqui na Irlanda, existem muitos feriados comemorativos, no entanto, os feriados daqui têm um uma peculiaridade a mais que os tornam bem diferente dos nossos (e até melhores).
O Brasil tem muito mais feriados do que a Irlanda é claro, talvez seja o país que mais tem feriado no mundo, porém alguns deles caem em um sábado ou domingo, e nós acabamos perdendo o precioso dia folga que “ganharíamos”, outros caem bem no meio da semana como em uma quarta-feira, por exemplo, e a grande massa trabalhadora não pode emendar (rs)! Nesse caso, nada de pensar em viajar! =/
Pra resolver essa grande angustia da população o governo Irlandês decretou que todos os feriados, não importa a data ou dia da semana serão transferidos para a segunda-feira!
Ou seja, se o feriado de “dia de sei lá o que das quantas” for na quarta-feira você terá seu dia de folga na segunda, se cair no sábado, mesma coisa, segunda-feira ninguém trabalha, se cair no domingo, pode encher a cara no domingo até de madrugada porque segunda é day off (rs)! Não importa o dia que vai ser o feriado, o dia de folga é sempre segunda-feira! QUE MARAVILHA!!!
Obs.: Desconheço o real motivo, se é econômico, se é uma tradição, ou um lance religioso, enfim, eu acho que é porque os Irlandeses devem chegar ao trabalho sempre de ressaca na segunda-feira, e acaba não rendendo nada (rs)!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Yourself!

A alimentação aqui em Dublin é bem barata em comparação ao Brasil, com exceção a carne.

Fazer compras aqui é bem diferente, primeiramente porque nós Brasileiros temos o hábito de fazer uma compra para durar o mês todo, já aqui na Europa eles fazem compras para no máximo uma semana, isso sem contar que é extremamente normal as pessoas comprarem apenas para o mesmo dia, como 2 maçãs, 2 coxas de frango, 1 envelopinho de tempero, enfim, apenas as coisas que vão usar no dia.
Para os brasileiros que vivem aqui é preciso uma adaptação rigorosa, porque só é vendido arroz de 1kg, muitas coisas você só encontra enlatado, e o prazo de vencimento é bem menor que no Brasil, e outra, acredito que em praticamente 98% das casas aqui as geladeiras são pequenas, claro que não posso generalizar, mais nunca vi uma geladeira grande vendendo em nenhuma loja, ou seja, não adianta tentar comprar para o mês inteiro, pois não vai ter onde colocar tudo e a data de vencimento pode ser ultrapassada. 
O mais interessante nisso tudo é a hora de pagar as compras, alguns mercados funcionam da seguinte forma, você escolhe seus produtos normalmente e na hora de passar no caixa, você não encontra ninguém! É isso mesmo, ninguém (rs)! Você mesmo tem que registrar seus produtos, e depois efetuar o pagamento. A máquina soma o valor das suas compras e pede pra você efetuar o pagamento como quiser, cartão ou dinheiro, você coloca a nota ou moeda e a maquina devolve seu troco se tiver. Fantástico! Tudo bem que isso gera menos emprego e tudo o mais, mas eu fico pensando se no Brasil existisse isso?! (kkkkk)
Obs.: Não são todos os mercados daqui que tem esse sistema.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Viking Splash Tour!

Dublin é uma cidade cheia de histórias fascinantes, que atraem turistas do mundo todo!

Nas principais ruas da cidade o que mais vejo são pessoas andando com um mapa procurando pelos pontos turísticos. A melhor opção para ir a todos os principais lugares, é fazer um Citytour nos Ônibus Turísticos! Bom, o que eu vi de interessante nisso?!
Existem duas empresas de ônibus que fazem esse Citytour (não me lembro os nomes delas), o diferencial dessas empresas é que você paga pelo ônibus uma única vez, ou seja, você pega um ônibus que vai rodar por todas as partes turísticas da cidade, mais tem um ponto específico que você quer ficar por mais tempo, é só você descer nesse lugar, ficar quanto tempo quiser e pegar o próximo ônibus turístico que passar, sem precisar pagar novamente por ele! 
Um desses ônibus turísticos é o mais interessante que eu já vi na vida! Ele se chama VIKING SPLASH TOUR, é um anfíbio, que além de passear pelos principais pontos turísticos da cidade, passa também dentro das águas do Rio Grand Canal Docklands, rio que passa no meio da cidade literalmente, dividindo-a em norte e sul.
O motorista é o guia turístico do ônibus, ao mesmo tempo em que dirige ele vai contando (usando um microfone) as histórias dos lugares pelo qual está passando.
Obs.: Todos os "tripulantes a bordo” do VIKING SPLASH, viajam usando um chapéu de viking.
Os citytours custam € 20.